P.P.C.P.: como planejar, programar e controlar a produção de sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabe o que é o processo P.P.C.P? Este processo visa otimizar os processos produtivos de uma empresa, ao alinhar e organizar os esforços da área produtiva.

Isto permite aos gestores da produção utilizar conceitos logísticos e estratégicos para que o processo de produção de uma empresa possa ser levado ao máximo de eficiência.

Neste artigo, vou demonstrar a você como este processo funciona e como ele pode ser aplicado na sua empresa. Confira!

O que é P.P.C.P.?

A sigla diz respeito ao processo de Planejamento, Programação e Controle da produção. O objetivo deste processo é permitir a otimização dos recursos produtivos da empresa, como mão-de-obra, maquinário e matérias-primas.

O processo também permite garantir a eficiência no atendimento ao cliente, ao entregar o produto no prazo prometido e acertado no momento da venda.

Esta otimização da eficiência é possível ao apresentar respostas concretas para três perguntas do processo de produção: O que deve ser feito? Quando deve ser feito? Quanto deve ser feito?

As respostas as estas perguntas permitem a correta orientação do ambiente produtivo, evitando a perda de eficiência e consequente aumento dos custos da produção.

O processo P.P.C.P.: Planejamento

O Planejamento diz respeito à capacidade produtiva, em relação à previsão de vendas. Na etapa de planejamento, são avaliados os recursos necessários para atender a demanda prevista pela equipe de venda. Recursos como mão-de-obra, maquinário e matérias-primas.

Esta etapa é feita em conjunto com a equipe de Engenharia de Processos da empresa, que será a responsável por informar a capacidade dos recursos produtivos. O ideal é que o planejamento do processo seja feito a cada ano. Porém, a periodicidade pode ser menor, conforme as variações da demanda do processo produtivo da empresa.

O processo P.P.C.P.: Programação

A Programação realiza o sequenciamento das ordens para a produção, a fim de otimizar os recursos produtivos. O objetivo principal é atender aos clientes dentro do prazo de entrega acertado.

Além disso, a programação permite à empresa manter nível mínimo de estoque, durante o processo produtivo.

A programação deve ser uma etapa diária, ao realizar o sequenciamento das ordens de produção. Com isso, será possível conhecer a capacidade produtiva, evitando a formação de gargalos na produção e racionalizando todos os recursos produtivos.

O processo P.P.C.P.: Controle

Na etapa do Controle, será feita a medição da eficiência e da eficácia, em relação à programação da produção.

O objetivo é controlar a execução da programação da produção, com o objetivo de evitar desvios e perda de eficiência produtiva, que consequentemente resultariam em aumento de custo da produção.

Esta etapa pode ser feita em tempo real, para garantir que a produção esteja sempre controlada. E isso irá se refletir nos ganhos de eficiência do processo produtivo da empresa.

A aplicação do P.P.C.P. irá permitir à sua empresa levar os níveis de eficiência produtiva ao topo. Será possível eliminar a necessidade de estoque, que é um grande mal e ponto de desperdício de recurso, em qualquer empresa.

O estoque, bem como todos os outros insumos do processo produtivo, como mão-de-obra, máquinas e ferramentas, podem ter quantidades ajustadas às necessidades da empresa. Sendo assim, não haverão insumos em excesso, que poderiam acabar sendo descartados e desperdiçados, de outra forma.

Gostou de conhecer mais sobre o processo P.P.C.P.? Aqui na Performa Mais, já auxiliamos diversas empresas a aumentarem sua eficiência produtiva, aplicando métodos inteligentes, como o P.P.C.P.

Quer saber como aplicar em sua empresa?
Ligue agora para o Engº. Alexandre Anbar (17) 98112-1978, ele está à disposição para atendê-lo, ou envie sua mensagem no campo de contato abaixo e iremos responder às suas dúvidas.