Saiba como o Layout Lean pode eliminar perdas e reduzir custos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Toda empresa deseja reduzir ao máximo os custos, sempre maximizando os lucros. Desperdícios de qualquer ordem ocasionam consequências ruins para a companhia e ninguém gostaria de ver seus negócios prejudicados, não é mesmo? E se te contássemos que há uma ferramenta que evita desperdícios e ajuda você a ganhar mais? Incrível, não é mesmo? Pois é justamente o que o layout lean pode fazer por você!

Quer saber como acabar com as perdas do seu processo produtivo de uma vez por todas?

Layout Lean! É a ferramenta que vai ajudar a você a planejar o seu layout eliminado todos os desperdícios. Como se sabe, dentro do Pensamento Enxuto (Lean Thinking) a ideia é enxugar e otimizar ao máximo os processos, reduzindo-se as operações a somente aquilo que é realmente essencial e fará diferença no produto ou serviço final, permitindo a sua empresa fazer muito mais, com muito menos recursos!

Sejamos sinceros: muitas vezes em nosso empreendimento, acreditamos equivocadamente que devemos esmiuçar as etapas ao máximo e criamos operações que ao final não rendem em nada. Mas ainda que por vezes tenhamos elaborado boas estratégias, nada adianta se o local de trabalho não colabora.

O Layout Lean é um arranjo físico do ambiente de produção, de forma a ajudar a eliminar todas as perdas críticas que existem no conjunto das atividades, como, por exemplo:

• Superprodução;

• Estoque excessivo;

• Transporte interno;

• Deslocamentos e movimentações;

• Filas, esperas, demoras e afins.

Ou seja, o layout lean é tudo o que você precisa parar garantir, sem sombra de dúvidas, que nada mais será desperdiçado nos seus processos e sua companhia caminhe rumo ao sucesso!

Como montar um layout lean?

Já que estamos falando do quanto é importante haver objetividade e praticidade, então não vamos perder tempo com longas explicações. Vamos indicar a você alguns passos inteligentes e práticas para você ter um layout lean:

1. Determinar a equipe de trabalho que participará do projeto;

2. Delimitar o conjunto de produtos que serão produzidos;

3. Estimar qual a demanda atual e as futuras demandas;

4. Avaliar quais são os recursos necessários e se há limites;

5. Elaborar o fluxo de operações e os diagramas que envolvem as conexões e relações de trabalho;

6. Mensurar o tempo gasto na execução das atividades;

7. Estudar e analisar as informações e dados obtidos;

8. Aplicar sugestões de melhorias;

9. Monitorar os resultados

O layout lean como estratégia para o sucesso empresarial

Empresas famosas como Toyoya e tantas outras multinacionais trabalham com layout Lean e obtém resultados incríveis. Que tal dar a sua organização a chance de também ter um enorme sucesso, ainda maior que o atual? Implemente um layout lean em sua companhia e verá o quanto será capaz de economizar.

Por Alexandre Anbar
Engenheiro de Produção