Artigos

Indústria melhora a produtividade em 300% após aplicar conceitos do Lean Manufacturing

Uma renomada indústria do setor moveleiro, localizada na região de São José do Rio Preto, vinha trabalhando seguindo os conceitos da manufatura tradicional. Isto é, produzindo grandes lotes e toda a produção baseada em uma programação semanal. Desta forma conseguiam produzir em uma linha de montagem, aproximadamente, 1500 peças por mês. Para alcançar esse resultado contavam com 11 funcionários, sendo necessária ainda a realização de algumas horas extras.

Quando a empresa resolveu aplicar os conceitos do Sistema Toyota de Produção (STP), também conhecido como Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), conseguiu mudar totalmente sua realidade, expressa pelo aumento de mais de 100% de produtividade. Parece mágica, mas não é. Essa é a nova realidade alcançada quando se coloca em prática os conceitos do STP, ou seja, da manufatura enxuta. Esses conceitos vão desde avaliar quais são os métodos de trabalho utilizados e a forma com a qual operadores realizam suas atividades, até a análise da necessidade de uma determinada atividade, ou seja, se pelo ponto de vista do cliente, essa atividade agrega valor ao produto.

No caso da indústria aqui exemplificada, o ganho foi alcançado através da mudança de fluxo de produção, agora com pequenos lotes; implementação do fluxo contínuo, produzindo um produto por vez; avaliação das atividades que eram realmente necessárias; análise do modo como era realizado o abastecimento da linha de montagem; estudo do layout e a distribuição das atividades entre os operadores de forma balanceada. Foi assim que, com um mês de coleta de dados, análises e implementação das mudanças, a empresa conseguiu produzir 3200 peças no mês com apenas 5 funcionários, representando um aumento de 369% na produtividade.

Esse é o resultado quando a empresa busca otimizar processos e atingir resultados melhores dos recursos que ela já possui. Esse é o trabalho que A Performa Mais tem feito há mais de 13 anos, em mais de uma centena de projetos e clientes. Fazer mais com menos!

Empresas que nunca fizeram nenhum trabalho de produtividade alcançam ganhos acima de 25% (valor garantido em contrato). Quando o mercado está retraído e as vendas estão em baixa, existe uma grande oportunidade dentro das empresas de obter ganhos produzindo mais e com menos recursos. Esse é o nosso trabalho. Melhorar o que a empresa já tem, otimizando os recursos que já existem, onde o empresário tem o controle: da porta pra dentro de casa!

Por Alexandre Anbar
Engenheiro de Produção – Performa Mais Engenharia

WhatsApp