Artigos

KAIZEN: como esta filosofia irá otimizar a produção de sua empresa

Um dos grandes gargalos dos processos produtivos das empresas, na atualidade, é garantir que as melhorias sejam perpetuadas e feitas de modo contínuo. O objetivo é a busca por melhorias, mesmo em processos já otimizados, de modo progressivo e ao longo do tempo. A origem japonesa explica muito sobre o funcionamento desta filosofia, dentro do conceito do Toyotismo.

Neste artigo, vamos apresentar mais detalhes sobre o método Kaizen e como fazer, para aplica-lo em sua empresa, com o objetivo de estar em constante melhoria nos processos produtivos.

O que é o método Kaizen?

Kaizen é um método, que também pode ser referido como filosofia, que promove a melhoria contínua dos processos. No universo da produção empresarial e industrial, o conceito surgiu com a necessidade de aprimoramento contínuo da indústria japonesa.

Após a destruição do país, ao final da Segunda Guerra Mundial, a necessidade de renovação e avanço industrial se mostrou latente aos japoneses. E dentro desta realidade, a filosofia Kaizen ganhou espaço e foi adotada.

Esta filosofia, ou método, visa a evolução constante, tanto dos processos, quanto das pessoas que participam dele. E para isto, é imprescindível, para a correta aplicação da filosofia, que sejam adotadas sugestões das pessoas que executam as atividades.

Tipos de Kaizen

Dentro da aplicação do método Kaizen no contexto empresarial, existem dois tipos de Kaizen: Kaizen de Processo e Kaizen de Fluxo.

O Kaizen de Processo visa proporcionar pequenas melhorias no dia a dia da empresa e que não necessitem de novos investimentos para serem executadas. Bem como melhorias e mudanças pontuais, que sejam de baixa complexidade e não apresentem a necessidade de análises de dados muito aprofundadas.

O Kaizen de Fluxo proporciona melhorias complexas no processo de produção, que envolvem mudanças organizacionais mais complexas. Para estas melhorias contínuas, são necessários prazos de implementação maiores e análises mais detalhadas e profundas dos dados. A partir do Kaizen de fluxo, nasce o conceito de Evento Kaizen.

Kaizen e Evento Kaizen

Enquanto o conceito de Kaizen puro define a melhoria contínua no dia a dia da produção, sem a necessidade de análises complexas e de novos investimentos, o Evento Kaizen é a análise de um fluxo completo e como ele pode ser melhorado.

Para o Evento Kaizen e as mudanças que ele proporciona, é necessária a mobilização de toda uma equipe e de diversos outros recursos da empresa.

Um Evento Kaizen é organizado em três etapas:

1. Pré-Kaizen

Nesta etapa, é feita a definição da equipe do Evento Kaizen. O ideal é que os membros escolhidos sejam aqueles mais entusiasmados em promover mudanças no processo de produção da empresa.

Esta equipe irá levantar as necessidades de melhorias e validará os dados levantados com a equipe envolvida no processo. Também haverá o planejamento da produção, para evitar atrasos e imprevistos.

2. Evento Kaizen

Nesta etapa, serão executadas e controladas, diariamente, as melhorias apontas pela equipe, na etapa de Pré-Kaizen.

Por exemplo, um cronograma de Evento Kaizen pode definir a segunda-feira para treinamento da equipe. Na terça-feira e na quarta-feira, será feita a implementação das melhorias analisadas.

Na quinta-feira, será realizado o treinamento dos operados do processo produtivo das novas e melhoradas rotinas, com a validação das mesmas. Na sexta-feira, os resultados obtidos serão apresentados e celebrados, para manter a motivação da equipe em alta.

3. Pós-Kaizen

No Pós-Kaizen, são realizadas as melhorias pendentes, não concretizadas pela equipe, na semana do Evento Kaizen. Geralmente, não há tempo hábil para concluir todas as alterações definidas pela equipe.

Será feita a elaboração de um cronograma das melhorias pendentes, para que elas sejam implementadas, se possível, no prazo máximo de uma semana.

Nesta etapa, serão mensurados, também, os ganhos já alcançados e potenciais, em termos financeiros, das melhorias que a equipe implementou.

Com a implementação da rotina de Eventos Kaizen, a sua empresa poderá alcançar melhorias contínuas e ainda motivar a equipe a participar da reflexão sobre as melhorias. Como prega a filosofia Kaizen, em seu conceito mais puro e mais eficaz.

Gostou de conhecer mais sobre a filosofia Kaizen? Aqui na Performa Mais, já auxiliamos diversas empresas a aumentarem sua produtividade, aplicando métodos inteligentes, como o Kaizen.

Quer saber como aplicar em sua empresa?
Ligue agora para o Engº. Alexandre Anbar (17) 98112-1978, ele está à disposição para atendê-lo, ou envie sua mensagem no campo de contato abaixo e iremos responder às suas dúvidas.

WhatsApp